quinta-feira, 17 de setembro de 2009

História da internet.

 Surgiu em 1969,e foi desenvolvida pela empresa ARPA com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa. Hoje conhecida como internet, foi batizada com o nome de arpanet.
Antes da Arpanet, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena guerra fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável.
Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, deixando os Estados Unidos mais expostos a ataques.


A evolução da internet:




-A Internet que hoje conhecemos, possui uma enorme interatividade, com redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia. Isto só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee que criou a World Wide Web. Em 1996 a palavra Internet já era de uso comum, principalmente nos países desenvolvidos, referindo-se na maioria das vezes a WWW.


-Hoje o internauta pode perder a paciência quando um site demora 30 segundos para abrir. Mas, há dez anos, era comum uma única página demorar de 15 a 20 minutos para surgir na tela.


-Os primeiros sites brasileiros eram de notícias. Depois, surgiram os de compras, entretenimento e pesquisa. Foi assim que a rede nacional começou a crescer. Para o público médio, e-mail e as salas de bate-papo (chats) foram dois dos principais instrumentos para a popularização da Internet.
A forma de comunicação entre as pessoas mudou tanto no ambiente de trabalho quando na vida particular. Nessa área, os chats permitiram uma inovação nos relacionamentos: o namoro virtual (as pessoas passaram a se conhecer pela Internet para, depois, marcar encontros na vida real).


Em 1999, o número de internautas era superior a 2,5 milhões. Segundo o Ibope, o país contava com 7,68 milhões usuários de Internet em 2002.
Hoje, os números são outros:
-O país se aproxima dos 30 milhões de indivíduos com acesso direto à rede, sendo que, 18,3 milhões de computadores são pessoais.
-O número de internautas representa 17% da população, ou uma em cada seis pessoas, sendo 53% de homens e 47% de mulheres.
-O brasileiro navega uma média de 14 horas e meia por mês.
-Cinco milhões de pessoas utilizam banda larga e quase 50% delas acessam serviços bancários on-line, índice acima do constatado em países como Alemanha (41%), Reino Unido (38%) e EUA (29%).




Por Camila Foragi